Acórdão Landelijke Veriniging

Podem encontrar o Acórdão do TJCE Landelijke Veriniging, Proc n.º 127/02, aqui.

1 comentários:

  1. Subturma 1 + 5 disse...

    O acórdão aqui em presença remete-nos para o facto de o “Raad van State” ter suscitado perante o Tribunal de Justiça uma questão prejudicial relativa à interpretação do artº 6º da Directiva 92/43/CEE do Conselho de 21 de Maio de 1992.
    Em resposta a este pedido de decisão, o TJ veio afirmar que uma actividade como a que estava em causa (pesca mecânica de berbigão) se poderia enquadrar no nº3 do artº 6º da referida Directiva e por essa razão, tratando-se de uma actividade susceptível de afectar o ambiente, não deveria ser autorizada sem que antes tivesse havido uma avaliação das suas repercussões no ambiente. Através disto se denota a exigência de uma constante antecipação de riscos, numa lógica de prevenir para não ter que remediar.
    Deste modo, temos que o facto de o mecanismo patente no referido artigo da Directiva poder ser (automaticamente) accionado, mesmo que a ameaça representada pelo plano ou projecto seja apenas potencial, é bem demonstrativo da existência de um afloramento ao nosso já bem conhecido princípio da precaução.
    Este princípio possui consagração comunitária no artº 174º, nº 2, primeiro parágrafo do TCE e dá-nos conta de que no que ao ambiente diz respeito, o ónus da prova da inocuidade de uma acção é transferido do potencial poluído para o potencial poluidor.
    Assim, se aprende que na dúvida sobre a perigosidade de uma certa actividade deve decidir-se a favor do ambiente, o que será talvez o mesmo que dizer: “in dubio pro natura”…

    Sara Soares
    Subturma 1.  


 

Copyright 2006| Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger Beta by Blogcrowds.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.